quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Uma análise sobre a importância do corpo na sociedade contemporânea

Corpo em evidência apresenta uma rica análise sobre como o Homem experimenta a sua corporeidade. Francisco Ortega e Rafaela Zorzanelli refletem sobre as distintas formas em que o corpo é exaltado na sociedade contemporânea. As novas ideias científicas e tecnologias médicas ganham destaque neste novo título da Coleção Contemporânea. Este lançamento da Editora Civilização Brasileira (www.record.com.br) chega às livrarias nesta semana.


Corpo em evidência

Francisco Ortega e Rafaela Zorzanelli

Editora Civilização Brasileira

Coleção Contemporânea

Organização: Evando Nascimento

192 páginas

Formato: 14 X 21 cm

Preço: R$ 29,90


Em Corpo em evidência, Francisco Ortega e Rafaela Zorzanelli abordam o modo como na contemporaneidade nossa visão do próprio corpo se tornou cada vez mais mediada pela Medicina. Intervenções cirúrgicas de todo tipo, escaneamentos internos da matéria, medicamentos reguladores das funções são exemplos de como a estrutura corporal se deixou apreender pela prática e pelo discurso normalizador da ciência médica.


Em outro momento, os autores se dedicam a analisar de que forma o corpo é atualmente submetido a todo tipo de intervenção. As próteses visam tanto a suprir deficiências inatas ou adquiridas ao longo da vida quanto a desempenhar tarefas não previstas no projeto original. Se os limites corporais são expandidos, também uma vasta parafernália biotecnológica submete a corporeidade a todo tipo de manipulação.

Como dizem de forma precisa Ortega e Zorzanelli: “Esse rol de processos é compreendido como modulações biopolíticas, isto é, como nuances nos modos como os fenômenos próprios à vida da espécie humana são utilizados no campo das técnicas políticas. As vicissitudes contemporâneas apontam para a emergência de formas de cidadania biológica e informacional”.

A isenção e a profundidade crítica de que é dotado este estudo o torna uma referência indispensável para os que se interessam pelas recentes abordagens da questão corporal, bem como por suas consequências para as experiências sociopolíticas do novo milênio.

A Coleção Contemporânea se propõe a tratar de temas atuais nas áreas de Filosofia, Literatura & Artes. Participam dela nomes de destaque na produção cultural contemporânea, sempre com a finalidade de refletir sobre assuntos, pensadores e correntes que de algum modo ajudam a rever o mundo em tempos de cultura planetária. O enfoque é o de um pensamento original, em linguagem acessível, mas preservando a profundidade e o rigor da reflexão.

Francisco Ortega é professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutor em filosofia pela Universidade de Bielefeld (Alemanha) e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Colabora como pesquisador visitante na Universidade de Bielefeld e da Universidade de Oldenburg, bem como do Instituto Max Planck para História das Ciências. É autor de diversos livros, dentre eles: Amizade e estética da existência em Foucault (Graal, 1999); Para uma política da amizade - Arendt, Derrida, Foucault (2a. ed. Relume Dumará, 2000); Genealogias da amizade (Iluminuras, 2002); O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea (Garamond, 2008, traduzido para o italiano, espanhol e inglês).

Rafaela Zorzanelli é psicóloga, mestre em Psicologia pela UFF, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-doutoranda do Instituto de Medicina Social da UERJ, onde realiza atividades de docência e pesquisa. Colabora como pesquisadora do Instituto Max Planck de História das Ciências de Berlim (Alemanha) desde 2006. É autora de Esboços não acabados e vacilantes: despersonalização e experiência subjetiva na obra de Clarice Lispector (Annablume, 2006). Publicou diversos artigos em periódicos nacionais, cujos temas estão relacionados à história da medicina mental e das categorias psiquiátricas, aos transtornos ligados à fadiga e à evolução dos diagnósticos de doenças sem explicação médica.


Editora Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record)

Assessoria de imprensa

Tel.: (021) 2585 2047 - fax: (021) 2585 2082

Gabriela Máximo (gabrielamaximo@record.com.br)

Leonardo Figueiredo (leonardo.figueiredo@record.com.br)

imprensa@record.com.br

Leonardo Figueiredo

Assessor de Imprensa – Grupo Editorial Record

Editoras Civilização Brasileira e José Olympio

(55 21) 2585-2047

leonardo.figueiredo@record.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário